Dancing Machine - 1974


'Dancing Machine' foi o oitavo álbum de estúdio do 'The Jackson 5' lançado pela Motown em 1974. A faixa-título do álbum foi um sucesso # 2  na lista pop e número 1 na lista R & B nos E.U.A. O álbum vendeu mais de 2,6 milhões de cópias no mundo.

Este grande álbum foi lançado enquanto o único 'Dancing Machine' (já no álbum anterior, 'Get Together', em 1973) tocava em rádios americanas. Era a estratégia da Motown na época. Tirando vantagem do sucesso do single, a Motown levou oito canções inéditas e as reuniu neste álbum, lançado logo após a promoção de 'Get It Together'.

A grande novidade é o conceito original de 'I Am Love', produzido e co-escrito por Jerry Marcellino e Larson Mel, protegidos de Hal Davis. Com a sua melodia, sua textura e seu tempo, juntamente com um clima de funk-metal, a faixa traz uma viagem deslumbrante. A canção traduz uma dinâmica de grupo: a primeira parte cantada por Jermaine, em seguida, uma ponte por Michael, e no final com Jermaine como uma conclusão.

A qualidade de algumas canções é inegável. Nota-se neste trabalho as raízes do futuro trabalho solo de Michael Jackson, onde ouvimos efeitos sintetizados e percussão interessante. Um novo momento de glória começa para o grupo, mas o grupo já estava em contato com a Epic / CBS. 

01. I Am Love
02. Whatever You Got, I Want
03. She's A Rhythm Child
04. Dancing Machine
05. The Life Of The Party
06. What You Don't Know
07. If I Don't Love You This Way
08. It All Begins And Ends With Love
09. The Mirrors Of My Mind