HIStory - 1995


'HIStory: Past, Present & Future' frequentemente chamado apenas de 'HIStory', é um álbum duplo lançado por Michael Jackson, pela gravadora Epic em 1995, que reúne trinta canções. No primeiro disco - 'HIStory Begins' - uma coleção de quinze sucessos remasterizados.

No segundo disco - 'HIStory Continues' - a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo cantor desde o álbum 'Dangerous' de 1991. Este é considerado o álbum mais pessoal de Michael, no qual mostra através das letras, sua indignação com a mídia global.

O título do álbum é bem interessante pois faz um trocadilho com a palavra HIStory (história) e o pronome HIS(ele), formando HIStory - sua História.

"Tabloid Junkie": no refrão Jackson diz: "Só porque você lê numa revista ou vê nas notícias não faz disso um fato real".
"Childwood¨: Jackson explica suas excentricidades alegando que não teve uma infância normal: "Pessoas dizem que eu não estou bem porque eu amo algumas coisas excêntricas, mas tentem entender porque eu eu não conheci minha infância".
"D.S.": Na letra, Jackson acusa um personagem chamado Dom Sheldon de fazer parte da organização racista Ku Klux Klan. O nome é similar à do promotor de justiça Tom Sneddon, que encaminhou o processo de abuso sexual movido contra o astro em 1993.
"You Are Not Alone": Em sua luta pessoal contra a solidão, Michael diz: "Você não está sozinho / Eu estou aqui com você".

A capa do álbum é considerada a mais cara da história, estimulada em US$1 milhão de dólares. O encarte traz depoimentos de grandes personalidades como Elizabeth Taylor,Steven Spielberg e Jaqueline Kennedy, se compondo em 50 páginas.

Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea em junho de 1995 e subseqüente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco.

Para a maior promoção do álbum, Michael foi a diversos programas de televisão e premiações para apresentar seus singles recém-lançados:
MTV: Video Music Awards (1995): medley dos maiores sucessos, incluindo 'Scream' e 'You Are Not Alone'. 
Wetten Dass (1995): 'Dangerous' e 'Earth Song' 
Brit Awards (1996): 'Earth Song' 
World Music Awards (1996): 'Earth Song', 
entre outros. 

'HIStory' chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 39 países, perdendo apenas para 'Dangerous', que chegou a #1 em 73 países ao redor do mundo. 'HIStory' vendeu 20 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum duplo mais vendido de todos os tempos.. Nos E.U.A, "Scream" estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles.

O recorde foi superado mais uma vez por Michael três meses depois, quando 'You Are Not Alone' estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. 'Earth Song' tornou-se o maior sucesso na Europa. A canção não chegou às rádios nos E.U.A., mas firmou-se como a música de maior sucesso da carreira de Jackson na Alemanha, Reino Unido,Suíça e Dinamarca.


Disco 1

1. Billie Jean
2. The Way You Make Me Feel
3. Black Or White
4. Rock With You
5. She's Out Of My Life
6. Bad
7. I Just Can't Stop Loving You
8. Man In The Mirror
9. Thriller
10. Beat It
11. The Girl Is Mine
12. Remember The Time
13. Don't Stop 'Til You Get Enough
14. Wanna Be Startin' Somethin'
15. Heal The World

Disco 2
1. Scream
2. They Don't Care About Us
3. Stranger In Moscow
4. This Time Around
5. Earth Song
6. D.S.
7. Money
8. Come Together
9. You Are Not Alone
10. Childhood
11. Tabloid Junkie
12. 2 Bad
13. HIStory
14. Little Susie
15. Smile



HIStory