Invincible - 2001


'Invincible' é o décimo álbum solo de estúdio de Michael Jackson, lançado pela Epic em 2001, e reúne dezesseis canções inéditas. Tem como convidados o guitarrista Carlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorius B.I.G.

O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo E.U.A., Inglaterra, Austrália e França. Desentendimentos entre Jackson e a diretoria da Sony Music levaram à interrupção da divulgação de 'Invincible' pouco depois do Natal de 2001.

Durante a rápida divulgação do álbum ficaram explícitas as divergências entre Michael e o então-chefe da Sony Music, Tommy Mottola. Os problemas começaram em 2000, quando Jackson tentou retirar a licença das gravações originais do catálogo dele da gravadora para lançamento independente.

Entretanto os advogados de Jackson encontraram cláusulas no contrato dele com a gravadora que impediam a transação. Em 2002, Jackson convocou entrevista coletiva para externar os conflitos com a gravadora e chamou Mottola de 'maligno' e 'racista'.

A crise se acentuou quando a canção "You Rock My World" vazou para as rádios ilegalmente e teve que ser lançada como primeiro compacto do álbum. 

Michael queria "Unbreakable" e se negou a colaborar com a divulgação: não fez aparições promocionais e não gravou videoclipes para os compactos de "Butterflies" e "Cry". O vídeo que acompanhou o compacto terminou sendo o único gravado pelo astro para promover 'Invincible' e depois o último de sua carreira.

Cry: Michael Jackson foi totalmente contra o lançamento desta canção como single. Isto porque após o lançamento de 'You Rock My World' sua intenção era de lançar 'What More Can I Give' (música de autoria de Jackson gravada com vários artistas com intuito beneficente para as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro).

Devido sua briga com a Sony, a gravadora resolveu por não lançar tal música, alegando temer em acabar estragando o desempenho de seu recém-lançado álbum. Desta forma, lançou 'Cry' contra a vontade de Jackson e sem a sua aparição no vídeo.

O álbum recebeu elogios da crítica e foi votado pelos leitores da Billboard como o melhor da década.

1. Unbreakable
2. Heartbreaker
3. Invincible
4. Break Of Dawn
5. Heaven Can Wait
6. You Rock My World
7. Butterflies
8. Speechless
9. 2000 Watts
10. You Are My Life
11. Privacy
12. Don't Walk Away
13. Cry
14. The Lost Children
15. Whatever Happens
16. Threatened

Invincible