Thriller - 1982


'Thriller' é o sexto álbum solo de estúdio de Michael Jackson lançado pela Epic em 1982, e permanece como o álbum mais vendido de todos os tempos. Os números não são exatos, mas segundo o Guinness Book de 2006, 'Thriller' vendeu 104 milhões de cópias. O álbum ganhou um recorde de oito 'Prêmios Grammy' em 1984.

'Thriller' foi um dos primeiros álbuns a usar vídeos musicais como ferramentas de sucesso. Em 2001, uma edição especial do álbum foi lançada, contendo entrevistas adicionais em áudio, uma gravação demo da canção "Someone In the Dark". Em 2008, o álbum foi relançado novamente como 'Thriller 25', contendo remixes que apresentam artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD.

Jackson se reuniu com o produtor Quincy Jones para gravar este álbum, e trabalharam juntos  em 30 canções, nove das quais acabaram por ser incluídas. 'Thriller' foi gravado entre abril e novembro de 1982, com um orçamento de produção de $ 750.000.

Vários membros da banda Toto também estavam envolvidos na gravação do álbum e na produção. Jackson escreveu quatro músicas para o álbum: "Wanna Be Startin' Something", "The Girl Is Mine","Beat It" e "Billie Jean". Ao contrário de muitos artistas, Jackson não escreveu essas músicas no papel. Em vez disso, ele as ditaria em um gravador de som, cantando-as de memória durante a gravação no estúdio.

A música 'Thriller' usa efeitos sonoros de cinema, um vídeo estilo 'terror' e truques vocais para transmitir uma sensação de perigo. 'Human Nature' é a balada mais notável no álbum,escrita por Steve Porcaro. 'Billie Jean'
 foi escrita e co-produzida por Jackson. Uma mistura perfeita de funk e discoteque, com tema inspirado em uma história verídica, aonde uma fã obcecada perseguia o cantor. "Beat It" passa a mensagem de que ninguém tem que ser o cara durão, você pode afastar-se de uma luta e ainda ser um homem. Você não tem que morrer para provar que você é um homem'. 

O álbum foi classificado como número 20 na revista Rolling Stone entre os '500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos' na lista de 2003, e  listada pela 'Associação Nacional dos Comerciantes de Gravação' no número três em seu '200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos'. O vídeo de 'Thriller' foi preservado pela Biblioteca do Congresso Nacional para o 'Registro Nacional de Gravação', sendo considerado "culturalmente significativo".

1. Wanna Be Startin' Somethin'
2. Baby Be Mine
3. The Girl Is Mine (com Paul McCartney)
4. Thriller
5. Beat It
6. Billie Jean
7. Human Nature
8. P.Y.T. (Pretty Young Thing)
9. The Lady In My Life

Thriller 25 (Limited Edition)




























Uma segunda versão do álbum.












Uma terceira versão do álbum.